sexta-feira, 18 de junho de 2010

O USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

CARLA VIANA COSCARELLI*
A pressão em relação ao uso da informática se faz cada vez mais evidente em todas as
áreas, e isso não é diferente na educação. A todo momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumental para o ensino-aprendizagem estará fora do mercado de trabalho. Mas quais os resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem? Os alunos realmente aprendem mais e melhor, quando fazem uso da informática? Que conceito de aprendizagem está por trás dos programas educativos?
Essas são algumas questões que ainda não têm recebido a atenção que merecem.
A multimídia, em especial, tem sido a grande promessa de uma nova revolução no ensino. Muito se fala a respeito disso, mas pouco se comprova em termos da eficácia desse instrumental em situações de ensino-aprendizagem.
Muita pesquisa ainda precisa ser feita, buscando informações novas a respeito da influência da multimídia na aprendizagem, para que se possa, futuramente, explorar esse recurso da melhor maneira possível com fins educacionais.
Contudo, uma idéia já é ponto pacífico entre as pessoas que lidam com informática
na educação: a informática, assim como qualquer outro instrumental que possa ser usado em situações de ensino-aprendizagem, depende do uso que se faz dela. Não se pode esperar milagres das novas tecnologias.
*Professora do Departamento de Letras Vernáculas da FALE/UFMG.
Ilustrações: Zeflávio Teixeira

Fonte: http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/20.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário